Os anúncios publicitários não são feitos por acaso.
Cada detalhe de uma propaganda é pensada para despertar no seu cérebro o desejo por aquele produto ou serviço. Apesar da eficácia das chamadas “mensagens subliminares” ser bastante questionada, existem inúmeros truques nada subliminares escondidos em campanhas – que conseguem, em poucos segundos, chamar sua atenção.
Vamos conhecer abaixo algumas ferramentas e artimanhas psicológicas usadas pelos publicitários:
Produto com expectativa de recompensa
Quando você compra determinado produto que está em oferta, que vem com um brinde adicional ou frete grátis, por exemplo, o seu cérebro entende que saiu ganhando nesta ação. Isso faz com que aumente a sensação de prazer e induz à compra.
Um bom exemplo são as famosas promoções “pague 1 e leve o segundo pela metade do preço” que encontramos no supermercado a toda hora, ou ainda os brinquedos que vêm como brinde nos lanches de alguns fast-foods conhecidos
Psicologia das cores
Estudos comprovam que as cores estão ligadas às sensações. A escolha delas nas campanhas publicitárias são fundamentais para o sucesso de um produto.
Um bom exemplo são as cores usadas pelas principais cadeias de fast-food como McDonald’s, Pizza Hut, Domino’s, Bob’s ou mesmo aplicativos de pedido de comida como PedidosJá, que abusam dos tons de amarelo, vermelho e laranja, considerados cores estimulantes que despertam a vontade de comer. Outro exemplo para alimentos é a cor verde, amplamente associada a produtos saudáveis e naturais.